terça-feira, 1 de novembro de 2011


Voleibol e seus Fundamentos

O voleibol é um jogo em que os jogadores usam as mãos, porém só para tocar a bola. Não é permitido carregar ou segurar a bola. Controlada apenas por toques das mãos, a bola deve ser lançada para o campo adversário, e vice-versa, por cima da rede que separa os campos de cada equipe.

Fundamentos: 
Saques
O Saque


O objetivo principal do saque é colocar a bola em jogo. Porém, quando bem executado, colocado e forte, ele se torna o meio mais rápido e simples de se converter o lançamento em pontos.
O iniciante, porém, deve se preocupar mais com a precisão e regularidade do saque, deixando para adquirir maior potência quando já tiver maior domínio da técnica.
Saque por baixo
Para o iniciante de voleibol, a posição para o saque é: pé esquerdo na frente, pernas semiflexionadas e braço esquerdo segurando a bola a altura dos joelhos. Ao mesmo tempo que solta a bola com a mão esquerda, o jogador faz um movimento de baixo para cima com o braço direito, tocando a bola com a mão aberta e os dedos unidos ou, ainda, com a mão fechada. Observe: 

Através do saque a bola é enviada para o campo adversário. Os jogadores que esperam receber a bola devem manter-se em posição de guarda ou de expectativa: pernas semiflexionadas, um pé mais para a frente, o corpo um pouco inclinado para a frente e as mãos prontas para tocar a bola. Partindo dessa posição, podem-se realizar todos os movimentos que permitam controlar a bola, atacando ou defendendo.

A execução do saque exige muita atenção, pois os erros no saque são considerados infrações. O jogador que saca deve estar fora da quadra, dentro da zona de saque. No momento da execução nenhum jogador poderá estar fora da quadra.
Saque por cima
O saque estilo “tênis” é assim chamado porque o movimento feito pelo jogador é semelhante ao do tenista ao fazer o “serviço”.
Para executá-lo, o jogador se coloca atrás da linha final, de frente para a rede, pé esquerdo adiantado (posição para as pessoas que usam a mão direita para bater), pernas semiflexionadas, braço esquerdo flexionado à frente do corpo, com a palma voltada para cima sustentando a bola. O outro braço estendido ao longo do corpo.
A bola é, então, lançada para o alto e para a frente do corpo, atingindo uma altura de aproximadamente 0,70 m da cabeça do executante. O tronco executa uma rotação para trás no momento da preparação do braço direito. O braço direito é levado flexionado para o alto, acima da cabeça. A bola é batida acima da cabeça, com a mão e os dedos cerrados e ligeiramente flexionados. O movimento do braço é rápido e o golpe é efetuado com “quebra de pulso”. O tronco flexiona-se e o peso do corpo é transferido para a perna da frente, avançando-se a perna de trás.

Toques
O Toque


Toque de bola é a maneira como tocamos a bola no voleibol. Através do toque de bola é que fazemos a recepção, o passe e o levantamento, de modo que o resultado ofensivo final das jogadas dependerá de recebermos ou passarmos a bola com perfeição.
Atenção: o jogador deve usar as mãos para tocar a bola. Porém a bola poderá tocar em qualquer parte do corpo sem que ocorra uma infração.
Dependendo de como a bola chega ao seu campo, o jogador pode empregar um tipo de toque diferente para recebê-la e dominá-la melhor.
Toque de bola por cima
Para receber bolas altas com pouca velocidade utiliza-se o toque de bola por cima. Na ilustração, o jogador está utilizando o toque de bola por cima para fazer a recepção.

O contato com a bola é feito com as extremidades internas dos dedos e com maior apoio dos indicadores e polegares. Veja:


  • Assim, para o toque por cima o jogador deve: 
  • calcular a trajetória da bola e colocar-se em posição de interceptá-la;
  •  evitar separar demais os braços; 
  • evitar bater a bola com a palma das mãos. 
Em seguida ao levantamento da bola, um terceiro jogador ainda pode utilizar o toque de bola por cima para fazer um ataque.
Toque de bola por baixo ou manchete
Há ocasiões em que a bola chega com grande velocidade ou estamos em posição que nos impede tocá-la por cima. Nestes casos, usamos o toque de bola por baixo, que também é chamado manchete.
Para fazer a manchete o jogador parte da posição de guarda, projeta os ombros e estende os braços em direção à bola. Quando a bola toca o braço, o jogador estende as pernas.

Veja a posição dos braços para a execução da manchete:



Devido à ação ofensiva mais rápida, com saque mais preciso e forte, do voleibol moderno, as equipes passaram a usar quase exclusivamente a manchete ou passe de antebraço no recebimento do saque e defesa das cortadas.
Saque, toque de bola por cima e manchete são os movimentos que permitem o controle da bola no voleibol. Por isso, é importante treinar para dominar perfeitamente suas técnicas de execução.





Ataque - Cortadas
A Cortada


A cortada é um tipo de ataque muito utilizado pelos jogadores no voleibol. Consiste em golpear a bola, rápida e violentamente, com uma das mãos, procurando fazê-la tocar a quadra adversária.
Vamos, a seguir, descrever passo a passo como é feita a cortada estilo tênis.
Antes de mais nada, o atleta deve permanecer atento a tudo que se passa na quadra. Ao perceber que o levantador colocou a bola em sua direção, ele dá uma pequena corrida em direção à bola. Esta é a fase da corrida.

Mantendo a velocidade, o atleta prepara-se para a impulsão. Esta é a fase da aproximação.
Quando chega, aproximadamente, a 1 metro da rede, faz uma parada brusca, colocando o pé esquerdo à frente (fig. 1). Arrasta a perna direita para junto da esquerda, flexionando-as enquanto leva os braços para trás, simultaneamente (fig. 2), e estende as pernas e eleva os braços, violentamente. Com estes movimentos ganha impulsão e eleva-se no ar (fig. 3).

Nesta fase, chamada de flutuação, o jogador se projeta verticalmente no ar e levanta os braços para manter o equilíbrio. Assim, mantém-se momentaneamente no ar.

Então, ainda no ar, o atleta faz uma pequena rotação do tronco para a direita, estende o braço esquerdo para a frente, enquanto leva o braço direito para trás. Desta maneira, prepara-se para bater na bola (fig. 4).

Assim que o jogador se aproxima da bola, estende o braço direito, batendo a bola de cima para baixo. A bola é batida com a palma da mão, pouco acima e à frente da cabeça. O jogador dá um tapa na bola, procurando enviá-la a uma parte desguarnecida da quadra adversária (fig. 5).

Quando uma cortada não é feita com muita violência e a bola está alta, é possível fazer a defesa com toque de bola por cima (fig. 1). Porém, se a cortada foi violenta e/ou a bola está baixa, o melhor é fazer a defesa com uma manchete (fig. 2).












Bloqueio
O Bloqueio


Quando as cortadas são efetuadas junto à rede, é mais difícil fazer a defesa através do toque de bola, porque o cortador pode bater a bola com mais violência e colocá-la bem mais próxima da rede. Nestes casos, a melhor defesa é o bloqueio.

Para fazer o bloqueio, quando o jogador percebe que o adversário fará uma cortada junto à rede, ele salta com os braços levantados, quase ao mesmo tempo que o cortador, a fim de impedir que a bola passe para sua quadra.
Quando o bloqueio é feito por um jogador, temos o bloqueio simples (fig. 1); quando é feito por dois jogadores, temos o bloqueio duplo (fig. 2); e quando é feito por três jogadores, o bloqueio triplo (fig. 3).
Vamos ver separadamente cada uma das fases do bloqueio
Na fase de preparação, o jogador está com os braços flexionados e as mãos acima dos ombros. As palmas das mãos estão voltadas para a frente e os dedos abertos, prontos para interceptar a bola. O jogador deve observar atentamente a preparação dos adversários para o ataque.

Ao perceber qual jogador vai dar a cortada, o bloqueador se movimenta em direção da bola. Flexiona as pernas e salta logo depois que o cortador saltar. Esta é a fase de impulsão.

A seguir vem a fase de elevação. O jogador salta e estende os braços para cima. Procurando interceptar a bola. Mantém os dedos abertos e a palma das mãos voltada para a frente. Na elevação, o jogador deve ter cuidado para não tocar na rede e cometer uma infração.

O bloqueador deve estar bem atento, observar a bola e o movimento do cortador. Percebendo para qual lado o adversário lançará a bola, faz o bloqueio com as mãos voltadas na direção da bola.
O bloqueador deve saltar um pouco depois do cortador. Se saltar ao mesmo tempo, já estará caindo quando a cortada for executada.
O bloqueador amortece a queda flexionada as duas pernas, procurando cair em posição de guarda, pronto para qualquer outra intervenção. Ao fazer um bloqueio, ele deve ser protegido pelos seus companheiros para não ser enganado pelo atacante.


Quando o cortador percebe que o jogador adversário saltou para bloquear, ele pode fingir que vai cortar e apenas tocar a bola, desviando-a do bloqueador. Esta jogada recebe o nome de bola largada.
Recomenda-se que um ou mais jogadores coloquem-se próximos do bloqueador a fim de defender as bolas largadas ou as bolas rebatidas do bloqueio. Esta é a cobertura do bloqueio.



fonte: http://movimentos-desportivos.vilabol.uol.com.br/voleibol.htm
Ao executar a manchete evite:
  • flexionar o tronco;
  • separar os braços;
  • flexionar os braços;
  • fazer movimentos bruscos;
  • manter os músculos contraídos.