segunda-feira, 21 de novembro de 2011


A Origem das Lutas

Os primeiros sistemas de lutas evoluíram provavelmente junto com os seres humanos, porque a humanidade sempre teve de se defender de animais ou mesmo de outros seres humanos. A luta é um dos esportes mais antigos do mundo.

Há milhares de anos as lutas vêm sendo praticadas por milhões de pessoas em todo o mundo. A verdade é que, desde que o homem passou a ter conhecimento de que com suas habilidades poderia vencer adversários ma luta pela sua própria sobrevivência, a humanidade passou a desenvolver técnicas de caça com a utilização do próprio corpo, baseadas em observação aos animais predadores no ataque às suas próprias presas.
         Na antiga China, apesar de já existirem algumas formas de boxe chinês, o Templo de Shaolin do Norte foi o maior centro de ensino de artes marciais do país. Porém, por ser um templo, seus integtrantes eram todos monges e, como tais, praticavam a meditação, a caligrafia, a pintura e, em um último plano, as artes marciais, que tinha como objetivo melhorar a saúde do corpo fortificando-o para que pudesse dar moradia a um espírito em paz.
         Conta a história que um monge hindu chamado Boddhidharma caminhou da Índia até a China, pois acreditava que o budismo praticado na China estava tomando um rumo errado. Lá chegando, após algum tempo, o monge seguiu para o Templo Shaolin onde passoou a ensinar seus conceitos e técnicas de meditação. Boddhidharma passou então a lhes ensinar os exercícios e movimentos que mais tarde se consagrariam por todo o mundo.
         Mais tarde o Templo Shaolin do Norte foi incendiado, pois os governantes, temendo a ideologia e toda aura de mistério e feitos atléticos que envolviam os monges do templo e com receio de alguma espécie de golpe para lhes tomar o poder, resolveram atear fogo no templo dizimando quase todos os monges que lá viviam. Destes, somente cinco, cada um com seu estilo de luta, conseguiram escapar e para sobreviver começaram a ensinar suas artes ao povo.
         Dessa forma as artes marciais foram difundidas para o mundo, surgiu o Kungfu e outras artes. Os mestres passaram seus ensinamentos para discípulos que, por sua vez, passaram para outros que adaptaram o estilo aprendido para suas maiores habilidades e necessidades. E assim foram criados novos estilos e modalidades de lutas, as artes marciais romperam os muros do Templo Shaolin.
texto retirado do livro de Suraya cristina e Osmar Moreira. Para Ensinar Educação Física.

Atividade

1-     Podemos perceber através da leitura do texto que as lutas surgiram a bastante tempos atrás, e que os monges foram os grandes repercussores passando a ensinar essa arte para a população e assim ganhando o mundo. De acordo com a evolução das artes marciais, muitas modalidades de lutas foram surgindo, de acordo com seu conhecimento, digam quais são as lutas que você conhece.

2-     Sabemos que são inúmeros os tipos de lutas, agora você pesquisará na internet quais são essas lutas.

Observação: a atividade deverá ser respondida como comentário no blog.